segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ensaio da Cristiana

Quando desafio a Cris a escrever um texto para o meu blog, ela pensa (no mínimo) que sou doida, mas mais ninguém acharía isso, pois não?
Fantástico. Obrigada, amiga. E, sim, continuas sempre criativa ;D

É à noite, pouco antes de ser suavemente transportada para o reino dos sonhos que eu tenho tempo para pensar, penso em todas as possibilidades e privilégios que a vida me deu e em como aproveitá-los de forma a que sinta orgulho na pessoa que sou. É mesmo gratificante ver o sorriso sincero na cara de alguém que ajudámos a agradecer-nos um gesto que para nós não teve importância, mas que para essa pessoa significou  tanto como significa o pôr-do-sol para um apaixonado. Sim, porque apesar de teoricamente todos nós vermos o pôr-do-sol da mesma forma a verdade é que o nosso coração, e não aquele que nos mantém vivos mas sim aquele que consegue dar mais cor á nossa vida, aquele que dói quando nos magoam e que parece algodão doce quando estamos felizes, esse coração tem a capacidade de transformar um momento repetitivo e previsível num momento mágico e inesquecível. Tudo depende de quem vê, e a melhor forma de ver é ver com o coração.

Normalmente, quando crescemos as nossas responsabilidades crescem connosco e muitas vezes entre o trabalho, casa, contas para pagar e todas essas outras chatices ficamos sem tempo para pensar nas coisas realmente importantes. Ficamos sem tempo para olhar para a lua e vermos nas crateras que estudámos a Geologia o fumo de um comboio a vapor que leva os sonhadores, aqueles que não se conformam, a procurar a felicidade nas coisas mais simples da vida, como ouvir com alegria um passarinho que canta para nós à janela fazendo-nos sorrir e esquecer todas as preocupações e coisas que não interessam. Isto é a felicidade, é o acordar de manhã a agradecermos a presença daqueles que amamos, é a satisfação de conseguir tornar os outros mais felizes simplesmente porque a felicidade está disponível nas coisas mais simples da vida.

Talvez daqui a uns anos eu deixe de pensar assim e me torne mais uma adulta normal com preocupações de adulta normais mas eu gosto de acreditar que vou ter sempre este coração sonhador, que há um lugar para mim no comboio da lua no qual, sempre que eu quiser posso entrar e viajar, afastar-me por uns momentos da realidade e sonhar com um mundo melhor, e quem sabe, se houver outros que sonhem também, quem sabe se a força do nosso sonho poderá tornar o mundo pelo menos um bocadinho melhor… Eu acho que vale a pena tentar, e não se perde nada por arriscar, certo?

E para que conste, eu ainda não atingi aquilo que entendo por verdadeira felicidade, mas vou conseguir.  Tem que ser  procurada, e  tal como quando queremos ir a um sitio cuja localização não conhecemos até podemos enganar-nos no caminho mas se não desistirmos o mais provável é que por fim cheguemos ao nosso destino.

Cristiana Castelo
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião!
;D